Certificação do Programa de Gestão da Qualidade ISO 9001

Certificação do Programa de Gestão da Qualidade ISO 9001

A KS Metal Experts, preocupada com a satisfação de seus clientes, busca a cada dia melhorar seus produtos e processos de fabricação. 

Conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento de produtos de última geração, visando atender as expectativas de seus clientes.

É tarefa de todos garantirem que produtos de alta qualidade sejam entregues aos clientes. Assim, procuramos superar a concorrência realizando um excelente trabalho de atendimento, em todos os requisitos necessários para o cliente.

Garantir a qualidade do produto exige muito da organização, e também, requer da Gestão da Qualidade, um sistema estruturado e claro. É assim que nós da KS Metal Experts executamos nossas atividades, com processos sistematizados e métodos documentados. Dados são ordenadamente coletados e usados para analisar, controlar, prever e planejar o desempenho.
A principal função do nosso sistema de gestão da qualidade é assegurar num primeiro momento, que o esperado pelo cliente seja realizado, a fim de certificar produtos e serviços que realmente atendam o que está sendo apresentado ao consumidor.

A ISO 9001 esta implantada em nossa unidade desde janeiro/2003 a fim de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Um dos pontos importantes da norma ISO 9001 é que ela determina que a certificação de uma empresa seja realizada por um organismo independente e credenciada para tanto. Assim a empresa se prepara, mas quem confere a certificação é um órgão certificador. O organismo certificador da KS Metal Experts é a SGS ICS Certificadora Ltda.

Curiosidade:
As normas ISO 9000 de Gestão da Qualidade foram emitidas pela primeira vez em 1987
As diretivas da ISO estabelecem que suas normas devam passar por um processo chamado “revisão sistemática”, no mínimo, a cada 5 anos para saber se devem ser confirmadas, emendadas, revisadas ou descartadas.

Desde então as normas ISO 9000 já foram revisadas 3 vezes. Principais destaques das revisões anteriores:
1987: elementos isolados com três níveis de requisitos.
1994: tendência de norma única, convergência para a ISO 9001.
2000: norma única de requisitos, gestão por processo.
2008: pequenas alterações – emenda para melhorar a clareza.

Perspectivas Futuras ISO 9001:2015
A ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos encontram-se atualmente em processo de revisão, tendo em vista a sua publicação em Novembro de 2015.
Intenção estratégica e finalidade da revisão é a pretensão de refletir as mudanças no ambiente em que a norma é usada, e assegurar que a mesma se mantém adequada para o seu propósito

Aviso O comentário a seguir referente a ISO 9001:2015 está em análise, sujeito à mudança sem prévio aviso. Texto extraído dos comentários de Luiz Carlos do Nascimento Coordenador da ABNT/CB-25/CE-em “A norma ISO 9001:2015 Panorama e tendência da revisão 2015”

O processo de revisão – Pesquisa 2010
Pesquisa mundial realizada online pelo TC 176, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, com 11722 respostas de usuários atuais e potenciais de 122 países em 11 diferentes línguas, inclusive português, envolvendo organizações de vários tamanhos e setores.

Resultados mais relevantes:
Preferência pelo modelo atual de norma única para a ISO 9001

  • O mercado não manifestou desejo de uma revisão profunda nem urgente
  • Os usuários consideram a norma adequada, atribuem os maiores problemas à sua forma de implementação.
  • Falta de credibilidade nas certificações e desejo de melhorias significativas nos esquemas de avaliação da conformidade

Contribuição: Sandra Soares - Coordenadora Qualidade

Share this!

Subscribe to our RSS feed. Tweet this! StumbleUpon Reddit Digg This! Bookmark on Delicious Share on Facebook

Deixe uma resposta